A dieta 5:2

5-2-fasting-dietAntes de mais, e para não suscitar quaisquer dúvidas, “jejum” no contexto desta dieta não é ficar sem comer o dia inteiro, mas sim fazer períodos de redução calórica durante dois dias.

É aceite por uma parte da comunidade científica que este tipo de “jejum” tem benefícios (ver o post).

Com base nas várias dietas de jejum, o Dr. Michael Mosley (com fundamento em estudos do Dr. Valter Longo, diretor do Instituto de Longevidade da Universidade de Southern California e da Dra. Krista Varady da Universidade de Illinois, em Chicago) apresentou na BBC2, em Agosto de 2011, um documentário e passou pela própria experiência para comprovar resultados.

Depois de falar com cientistas de várias universidades americanas, decidiu adoptar uma dieta de dois dias alternados de “jejum” por semana.

Os resultados foram controlados por exames médicos antes, durante e depois da dieta e foram impressionantes.

A quantidade de gordura corporal baixou drasticamente e os níveis de IGF-1(hormona que acelera o envelhecimento e é estimulada pelas dietas hipercalóricas) também baixaram para valores mínimos, assim como a glicose e o colesterol.

Desde então, a dieta tem sido bastante divulgada em todo o Reino Unido e tem ganho cada vez mais adeptos e entusiastas. O mundo do fitness aderiu em massa e esta parece “estar para ficar”.

As regras são muito simples:

– 2 dias não seguidos de jejum (o que significa a ingestão de apenas 500kcal diárias pelas mulheres e 600kcal pelos homens, distribuídos da forma como quiser) e

– 5 dias de alimentação normal (de acordo com o que a pessoa desejar. A maioria dos dietistas aconselha cerca de 2.000 calorias às mulheres e 2.600 para homens).

Em pesquisa com humanos voluntários, os resultados foram iguais tanto para quem controlou o que comia durante os 5 dias ditos normais e para aqueles que fizeram uma alimentação baseada em fast food e em excesso calórico.

Contrariamente à opinião popular, o jejum pode ser uma forma saudável de perder peso.

No entanto, tal como qualquer regime alimentar específico, esta dieta não serve para qualquer pessoa e deve ser feito com supervisão médica.

Bons treinos…

8 comentários a “A dieta 5:2

  1. Pingback: Benefícios do “Jejum” | Daily Personal Trainers

  2. Pingback: Será que vou perder mais peso se treinar sem ter comido nada? | Daily Personal Trainers

  3. Pingback: Exercício Físico e Fasting??? | Daily Personal Trainers

  4. Pingback: O meu mês de dieta metabólica… | Daily Personal Trainers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s