Suplementos

Gostaria de tentar esclarecer, desde já, o mito da suplementação para quem é leigo neste assunto.

A suplementação e os esteróides anabolizantes nada têm em comum, embora muita gente ainda confunda essas duas coisas por falta de informação.

Hoje em dia, ainda ouvimos em conversas de ginásio frases como:  -“Eles tomam aqueles batidos que farão mal daqui uns anos…” ou -“Aquelas coisas que eles bebem provocam impotência…”.

A suplementação, na devastadora maioria dos casos, não tem efeitos colaterais a não ser por abuso de consumo, o que acontece igualmente com qualquer outro tipo de substância – até a água em demasia pode fazer mal (ex.:hiponatremia).

Do meu ponto de vista, a suplementação deve ser usada apenas como forma de colmatar falhas na nossa alimentação ou como recurso para ultrapassar as dificuldades impostas pelo nosso estilo de vida actual. Se consegues comer tudo o que precisas, não precisarás de suplementação.

Sabendo que a premissa anterior é dificil de ser mantida, existem vários suplementos que podem ser considerados “de base” para o tipo de alimentação que mais domina os dias que correm, como um bom multivitamínico e a proteína do soro de leite, chamada vulgarmente “Whey”.

Não pretendo promover ou incentivar nenhum tipo de recurso à suplementação, mas postar aqui a experiência que vim adquirindo ao longo dos anos de trabalho nesta vertente e os resultados obtidos pelos meus alunos.

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