Como escolher ténis de corrida?

Cada vez que alguém me mostra uns ténis novos e me pergunta o que acho, normalmente emito apenas a minha opinião em relação à estética dos ténis.
No entanto há muito mais do isso na compra de uns ténis, principalmente se forem para correr.
A primeira opção que terá de fazer é a de escolher os mais apropriados para o tipo de piso em que vai correr (basicamente, estrada ou corta-mato).

Em seguida, deve saber as características da sua pegada – a postura corporal da pessoa ao colocar o pé no chão determina o seu tipo de pegada. Existem três tipos diferentes:

Pegada Pronada: tem como característica impulsionar a passada utilizando a ponta dos pés, principalmente o dedo grande. Este tipo de pegada possui um arco do pé pequeno ou inexistente pois ele tende a achatar em cada passada.

Pegada Supinada: tem como característica impulsionar a passada utilizando a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo. Este tipo de pegada possui um arco do pé acentuado e de fácil identificação, pois a ligação entre o calcanhar e a ponta do pé é muito fina ou quase não existe.
Apenas uma percentagem muito pequena da população possui esta pegada.

Pegada Normal ou Neutra: tem como característica impulsionar a passada com toda a parte anterior do pé. É o tipo mais comum de pegada e possui um arco do pé médio.


Descubra seu tipo de pegada em três passos:
  1. Molhe a sola do pé direito;
  2. Dê um passo lento sobre uma folha de jornal, pisando do calcanhar para os dedos;
  3. Faça o contorno com uma caneta de toda a mancha que ficou no papel e compare na tabela abaixo com a figura que mais se assemelha:

Pronadora             Supinadora         Neutra

tipos pisada

A biomecânica da corrida (aqui, vista de trás no pé direito) pode ser:

Types of pronation

Neutra            Pronada         Supinada       Muito Pronada

Agora que já sabe as características da sua pegada e da sua passada de corrida, deve ter em consideração 6 características principais na escolha dos ténis (sendo que, algumas destas podem estar directamente ligadas às necessidades de cada tipo de passada):
– Conforto,
– Amortecimento,
– Flexibilidade,
– Estabilidade,
– Baixo peso,
– Sola resistente.

O Colégio Americano de Medicina Desportiva dá-nos 7 recomendações para escolher ténis:

1. Substitua o seu par favorito se já o usa há bastante tempo. Em média, os ténis, após terem feito cerca de 650 km, estão demasiado gastos e tendem a provocar lesões.

2. Cerca de 85% das pessoas usa ténis demasiado apertado. Os ténis de corrida devem ser um pouco maiores do que o número do calçado que geralmente usa. Quando os experimentar, assegure-se que existe uma folga de cerca de 1,3 cm entre o dedo grande e a ponta do calçado.

3. Os ténis não devem ficar justos nem apertar o peito do pé, mas também não devem permitir que os pés deslizem dentro deles. O calcanhar deve ficar aconchegado e confortável.

4. Compre os ténis ao final do dia, quando os pés estão mais inchados, e leve as meias que costuma usar para correr.

5. Na loja, calce sempre os dois pés e use os ténis pelo menos durante 10 minutos, de forma a assegurar que são realmente confortáveis.

6. Se puder, compre logo dois pares. Usar modelos de forma alternada aumenta a sua durabilidade.

7. Quando os comprar, não os use logo na primeira corrida para fazer percursos muito longos ou acidentados.

Com estas informações, acredito ter fornecido ferramentas suficientes para que, chegando a uma loja, consiga explicar a um bom vendedor qual é o seu tipo de pegada e do que está à procura, para que ele possa lhe indicar os respectivos modelos de cada marca.

Bons treinos…

3 comentários a “Como escolher ténis de corrida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s