O que é o “HIT” (high intensive training) e como este tipo de treino me pode ajudar?

“HIT” significa em inglês “High Intensive Training” e surgiu na década de 70.

Criado por Arthur Jones, iniciou uma corrente de halterofilistas com ideias diferentes da “old school” de Arnold Schwarzenegger.

O método “HIT” (treino com resistências sobretudo para hipertrofia) defende que o exercício deve ser breve, pouco frequente e intenso.

Ao invés de passar horas no ginásio, o método permite fazer treinos curtos de 30 a 45 minutos.
Por exemplo: dois exercícios por músculo com uma só serie por exercício, até à exaustão muscular.

Este tipo de treino pode ser muito benéfico para atletas não principiantes a tentar ultrapassar uma fase de estagnação.

Ao longo dos anos, foram criadas variantes pelos seus praticantes.

Seguidores dos princípios do método original, atletas/autores como Ellington Darden, Mike Mentzer, Dorian Yates e Gordon LaVelle criaram variantes que diferem quanto ao número de vezes que se deve treinar por semana, como distribuir os músculos por treino, quantos exercícios por músculo e quantas séries para cada exercício.

Apesar de algo controverso, Mike Mentzer foi o mais popular impulsionador deste método, através dos seus estudos e livros (o mais conhecido – “High Intensity Training – The Mike Mentzer Way”) sobre os resultados com os seus alunos, e a sua vertente é a que mais se aplica nos ginásios modernos, estando novamente na “moda” desde 2010.

O tema é longo para resumir aqui, mas posso aprofundar através das vossas dúvidas. Fiquem à vontade para colocá-las.

Vejam também o artigo “HIIT” (High intensity interval training)

Bons treinos…

3 comentários a “O que é o “HIT” (high intensive training) e como este tipo de treino me pode ajudar?

  1. Pingback: O que é o “HIIT” (High intensity interval training)? | Daily Personal Trainers

  2. Pingback: Podes dar-me um treino para todo corpo que eu possa fazer no horário de almoço? | Daily Personal Trainers

  3. Pingback: Treino para perder peso - como fazer? | Dicas de Treino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s